10 Motivos para você utilizar LED em seus Projetos!

Você saber as vantagens que o LED possui, pode ser a diferença entre você fechar ou não um projeto com seu cliente.


Conhecer melhor o material que você vai trabalhar, te trará mais confiança, inclusive na hora de você defender suas idéias e soluções em uma negociação.


Confira no video:


Bom, a primeira característica, que eu considero que seja a mais popular de todas, é a que o LED possui um baixo consumo de energia.

Na prática, isso significa que boa parte da energia que ele consome da rede elétrica ele consegue converter em energia luminosa, ou seja, ele tem uma alta eficiência.


Quando comparamos dois ambientes ou dois luminosos igualmente bem iluminados, sendo que um utiliza lâmpadas fluorescentes e outro utiliza módulos de LED, o que utiliza módulos de LED consumirá uma fração de energia elétrica do que o modelo que utiliza lâmpadas fluorescentes.


A segunda característica que conta pontos a favor do LED é que ele tem uma longa vida útil estimada. Quando comparado com outros tipos de iluminação, como as fluorescentes, as incandescentes e vapores metálicos, ele consegue ter uma durabilidade em horas de funcionamento muito superior.


Enquanto uma incandescente pode chegar a 2500h de vida útil e uma fluorescente pode chegar a 8000h, o LED, dependendo da aplicação, pode chegar a 25, 50 ou até a 100000h.


E isso nos leva à terceira característica, pois o fato de ele ter uma longa vida útil isso possibilita que ele tenha um menor número de trocas ao longo do tempo, ou seja, ele é menos descartado no meio ambiente do que outros tipos de lâmpada.


Você que trabalha com comunicação visual, quantas fluorescentes você já precisou jogar fora, pois as lâmpadas queimaram em pouco tempo no seu cliente e você precisou substitui-las e descarta-las de alguma forma.


E a segunda e terceira característica nos leva até a quarta. Maior vida útil e menor necessidade de troca também acarreta em menores necessidade de manutenção, diminuindo o numero de reparos que um luminoso precisará ter ao longo do tempo, gerando assim uma economia financeira para o seu cliente.


A quinta característica é muito importante, mas muitas vezes a gente não se dá conta. Iluminação em espaços reduzidos.


Nunca foi tão fácil iluminar pequenos espaços... Você que trabalha com comunicação visual, quantas vezes você deixou de iluminar aquela letra pequenininha porque não cabia lâmpada dentro?


Na prática, o que abriu de possibilidades foi que hoje é possível, mesmo em pequenos espaços que se tenha disponível para esconder um módulo ou uma fita de LED, você fazer uma iluminação contínua e de qualidade, destacando a peça que está sendo iluminada.


O fato do LED componente ser bem pequeno, com modelos de menos de 1 milímetro, possibilita que seja fabricado com ele produtos com dimensões bastante reduzidas. Existem hoje módulos de LED pra comunicação visual que conseguem preencher letras caixa de 3 ou 4 cm de altura sem nenhum problema.


Mas esta vantagem não fica só no mundo da comunicação visual. Fabricantes de móveis e utensílios de decoração, assim como arquitetos e designers cada vez mais tem utilizado o LED na decoração e iluminação de seus ambientes por conta desta característica.


A sexta vantagem que também torna o LED uma grande vantagem em relação a outros tipos de iluminação é o fato do LED ser isento produtos químicos ou gases prejudiciais ou ao homem ou ao meio ambiente, como por exemplo o mercúrio, presente nas lâmpadas fluorescentes, que acaba sendo uma preocupação principalmente na hora do descarte deste material no meio ambiente, tornando este descarte muito mais custoso e difícil.


A sétima característica é o fato do LED não emitir Raios ultravioleta nem Raios infra-vermelhos.

Na prática isso significa que os objetos iluminados por uma lampada de LED não são afetados ao longo do tempo por estas radiações. Hoje em dia existe um emprego muito grande do LED em iluminações de peças de museu, por exemplo, pois estas radiações podem intensificar a deterioração das peças expostas ao longo do tempo.


A oitava característica é que o LED pode ser empregado sem nenhum tipo de problemas em ambientes com alta umidade ou em temperaturas muito baixas, como por exemplo câmaras frias ou refrigeradores, tendo um rendimento e durabilidade muito superior a outros tipos de Lâmpada nesta mesma aplicação.


A nona característica seria pelo fato do LED ser uma lâmpada fria, ou seja, ele não emite calor. A principal vantagem disso é que os ambientes que são iluminados por ele não tem nenhuma alteração da temperatura ambiente por conta do seu funcionamento.


A décima característica seria que o LED possui um alto IRC. Bom, pra você que nunca ouviu falar desta sigla ela significa Índice de Reprodução de Cor.


Na prática isso significa que os objetos iluminados por LED tem as suas cores e suas tonalidades fielmente representadas ao olho humano.


Isso fortalece o seu emprego em iluminação de vitrines, por exemplo, já que as peças de roupa ou os objetos expostos possuem sua cor real representada, sem distorções.


Um exemplo contrário disso, só pra você ter uma noção da importância deste IRC seria aquelas lâmpadas de poste de rua pra iluminação publica, aquelas mais amareladas, sabe?


Elas são fabricadas com vapor de sódio. Essas lâmpadas são as que tem um dos menores índices de reprodução de cor entre os tipos de lampadas disponíveis. Na prática, quando você sai na rua, você não consegue identificar, por exemplo, se um carro é preto ou azul marinho, ou se ele é branco ou bege.


Bom, eu disse que seriam 10 características que fazem do LED a melhor opção pra iluminar os seus projetos, mas aqui vai mais uma de bônus...


E a décima primeira característica é pra fechar com chave de ouro e a que eu considero a mais importante de todas que é a possibilidade da personalização. O LED possibilita que de uma maneira relativamente simples você consiga fazer novos produtos utilizando a tecnologia LED.


Obviamente você encontra no mercado os produtos que utilizam LED, como por exemplo o refletor de LED, os módulos de LED, as fitas de LED, mas também existe a possibilidade de você fabricar seus próprios produtos utilizando esses componentes.


Até aqui atras de mim temos alguns exemplos de alguns produtos que a SMARTLED fabricou utilizando a tecnologia LED.


Bom, foram essas as 10 características que na minha opinião fazem do LED a melhor opção pra você iluminar os seus projetos.


Se você acha que ficou alguma característica de fora dessa lista e quer contribuir pra a gente aumentar ela é só escrever aqui em baixo que quem sabe a gente não faz um próximo vídeo falando sobre a sua sugestão.


Bom, se você gostou deste vídeo e acha que ele te ajudou a entender mais sobre o o que que é o LED e o porque ele é tão fascinante assim, é só dar um curtir neste vídeo que assim ele vai chegar a um maior numero de pessoas.


Se você acha que estas informações são importantes pra que todos os profissionais que trabalham com LED tenham conhecimento, não deixe de compartilhar este artigo.

Facebook

Google+


Fique por dentro das novidades que vamos trazer semanalmente aqui no blog e no nosso Canal do Youtube. Pra isso, não deixe de se inscrever no botão abaixo!

Quer ser avisado quando um novo conteúdo entrar no ar? Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Blog.

Não se preocupe. Assim como você, também odiamos spam.

CONECTE-SE CONOSCO

Facebook

YouTube

SMARTLED - Todos os Direitos Reservados.