7 dicas essenciais para a sobrevivência do seu negócio!

Que estamos passando por momentos difíceis e que o Mercado está cada vez mais competitivo, isso já não é mais nenhuma novidade e você já deve saber!


Assista agora ou veja abaixo a transcrição deste video:


Se você é do universo de comunicação visual como eu, sabe também que o nosso mercado em específico tem sofrido ainda mais nestes últimos anos.


Não por estar faltando dinheiro ou clientes para atendermos e sim porque nossos clientes estão mais seletivos, pesquisam mais, se informam melhor sobre as possibilidades que eles podem ter nos seus projetos, além de também dividir sua atenção e recursos com outras prioridades.


Enfim, se a gente quiser vender nossas idéias daqui pra frente a gente tem que se virar!


Seria lindo se a gente pudesse viver só da nossa arte, não é mesmo. O profissional de comunicação visual tem muito disso, ser apaixonado pelo que faz e isso é muito bacana de ver e não é tão facil de ver isso em outras profissões.


O que acontece tem vezes é que a gente percebe que aquele profissional é bom, é capacitado, tem boas idéias, tem clientes, mas está sempre em dificuldades na sua empresa.


Mas a gente sabe que infelizmente temos que nos preocupar com fatores em nosso negócio que vão muito além da nossa arte... A parte chata da coisa. Assuntos como gestão, finanças, planejamento, rh, etc...


Bom, sempre gostei de conversar muito com meus clientes e parceiros que passaram pela minha empresa, e essa questão de competitividade, crise, oportunidades, mercado, sempre estiveram em pauta.


Trocando idéia com bastante gente, consegui fazer uma lista de 7 fatores que foram e ainda são atualmente as 7 caracterísiticas que na minha opinião são essenciais para a sobrevivencia de qualquer negócio em Comunicação Visual e outras atividades similares desse setor.


1 - Diversidade e gama de soluções

Você conseguir dar duas, três ou mais opções para o seu cliente, variando não só o preço mas também o estilo das soluções, pode evitar que ele tenha que visitar o seu concorrente.

Fora que também você tendo varias opções de materiais você pode ajustar seus projetos mais próximos aos estilos que seus clientes possuem ou ao orçamento que eles tem disponível pra aquele projeto.


Mas o importante não é só ter esta diversidade, e sim você mostra-las (em forma de mostruários e show-room) e oferecê-las (em forma de vários orçamentos e composições)


2 - Parcerias


O fato de você ter uma grande gama de soluções diferentes para o seu cliente não quer dizer que tudo precisa sair da sua empresa. Acho q isso na verdade é o grande segredo.


Use e abuse de parcerias. Se você trabalha com letras caixa, por exemplo, você pode ter um parceiro que recorta o aço galvanizado ou o aço inox pra você, um parceiro que solda e monta as letras e outro que pinta, por que não?


Concentre na sua empresa as atividades que você realmente é bom, que realmente domina e é o seu diferencial.


Você ter boas parcerias traz vantagens pra você, que não precisa ter muita estrutura física e funcionários especialistas em cada etapa, para o seu parceiro, já que você vai passar pra ele trabalhos que ele realmente domina e para o seu cliente, já que ele vai receber o melhor trabalho possível, muito melhor do que você fosse oferecer tudo sozinho.


3 - Pontualidade e compromisso com o resultado


Se tem uma coisa que o nosso cliente tem quando ele procura um serviço de Comunicação visual é PRESSA. Até porque parece que ele precisa colocar a fachada da empresa dele a duas semanas da inauguração...


Por isso, fique de olho em prometer aquilo que você sabe que não vai conseguir cumprir. Alinhe com seus parceiros esses prazos para que você não fure com seu cliente no prazo de entrega.


Outra dica importante é jamais sacrificar a qualidade dos seus trabalhos por conta de um prazo. Lembre-se que sua empresa tem um nome a zelar e isso é a maior propaganda dela.


4 - Profissionalismo


O profissionalismo da sua empresa está relacionado com a impressão que você passa do seu negócio para o seu cliente.


O fato de você trabalhar uniformizado, ir visitar o cliente com um carro identificado da empresa, fornecer o orçamento em um papel timbrado, com a sua marca impressa ali, seu CNPJ, etc, são detalhes simples que vão fazer toda diferença.


Falando em CNPJ, isso é um item importante pra sua profissionalização, viu? De tão importante que é esse assunto eu vou gravar um vídeo só sobre isso.


5 - Planejamento


Uma vez que você já tem o prazo final de entrega de um projeto, começa a fazer um planejamento daquela data até hoje, passando por todos os passos que você precisa executar pra chegar naquele dia com o projeto concluido.


Desta forma, ficará mais fácil você saber qual etapa você precisará executar a cada dia do seu projeto.


Com isso, você também terá bastante claro a data que cada parceiro individual precisa cumprir pra não comprometer o prazo do projeto final.


6 - Controle e gestão eficiente


Basicamente o resumo disso é o seguinte: A gente precisa cuidar pra que as coisas sejam feitas, do jeito que tem que ser feitas e dentro do orçamento. Liderar a sua equipe de produção, motivar a sua equipe de vendas, sem deixar de lado o rh e o financeiro.


Bom, se todas essas funções é você mesmo que faz, tá tranquilo. Na verdade vai ser mais fácil ainda você garantir que está tudo em ordem.


A medida que sua empresa for crescendo e você for passando essas funções pra outras pessoas, não esqueça de sempre ficar de olho no equilíbrio disso tudo.


7 - Qualidade dos materiais e da mão de obra


Aqui, mais do que um conselho, eu quero te fazer um pedido: Não deixe que nada o faça sacrificar a qualidade dos materiais que você for utilizar nos seus projetos ou não utilize materiais de especificações inadequadas para projetos que exigem especificações melhores.


Existem na verdade 3 maneiras de você sacrificar o seu projeto por conta do preço:


A primeira é você utilizar materiais de baixa qualidade. Isso acontece muito em relação a módulos de LED, películas adesivas, etc


A segunda é você utilizar materiais em condições as que não foram preparados. Um exemplo clássico é usar ACM poliéster 0,18 em revestimentos externos.


A terceira é a economia da mão de obra. Não fazer o que precisa ser feito pra que a qualidade do projeto seja atendida.


Espero que você tenha evitado aí na sua empresa essas três situações.



Bom, acho que deu pra perceber que o amor pela nossa profissão é apenas parte do ingrediente pro sucesso da nossa empresa.



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