Croquis de Corte e Dobra para chapas em ACM.


Um Croqui de Corte e Dobra para chapas em ACM, mais do que um conjunto de linhas e marcações, representa quase que um passo a passo para a confecção de bandejas e trechos de ACM, muito útil para montagens mais complexas.


O Beneficiador de ACM, na hora de fabricar uma bandeja, deve manter o seu foco apenas nessa função, mantendo o máximo de qualidade no menor tempo possível, e não ficar preocupado, durante a sua fabricação, se ela vai ficar melhor deste ou daquele jeito.


Você, profissional de ACM, passar a implementar em seus projetos de fachadas procedimentos simples como este, poderão reduzir muitos problemas como perda de tempo, perda de material e que certamente irão contribuir para o sucesso do seu negócio de Comunicação Visual.


Veja no vídeo ou leia a transcrição do seu conteúdo logo abaixo:



Hoje em dia já possível você conseguir visualizar em detalhes como vai ficar a fachada do seu cliente antes mesmo dela existir, e conseguimos fazer isso com diversas ferramentas disponíveis no mercado, como o Sketchup por exemplo.


Às vezes você pode estar pensando que isso é um luxo ou muito complicado ou que é disponível apenas a grandes empresas. Mas vai por mim: Isso é uma necessidade mesmo sua empresa sendo de pequeno porte.


Só que mesmo você criando modelos virtuais como este, às vezes na hora de produzir as peças você pode cair em algumas situações mais complexas que podem até travar o seu processo.


Imagina como seria difícil você passar para a equipe irá produzir as bandejas da fachada do seu cliente todos os detalhes, tamanhos, pontos de dobra e pontos de corte que eles precisarão executar para te entregar aquele projeto pronto.


Na verdade, existem até algumas bandejas ou montagens que é relativamente simples fazer isso rabiscando num papel.


Mas imagine agora uma bandeja como essa, que já ganha um certo nível de complexidade, muito pelo fato de possuir 3 níveis de montagem.


Para situações como essa até mesmo descobrir qual a área em metros quadrados que este trecho vai ocupar na chapa de ACM passa a ser uma tarefa não muito simples.


Uma vez o seu modelo 3D feito e aprovado por você e pelo seu cliente é a hora de começar a produção. O que você precisa na verdade é traduzir este modelo que você fez em um diagrama, onde serão indicados o tamanho da chapa, os pontos de corte, os pontos de dobra e qualquer outro detalhe importante para a confecção daquelas peças.


Esse diagrama nada mais é do que um conjunto de linhas que vão representar o caminho que as ferramentas de corte e dobra vai fazer, como por exemplo a tupia e a serra circular, para que a sua bandeja seja construída. Chamamos este diagrama de croqui de corte e dobra.


É obvio que a montagem deste diagrama não pode ser feita de qualquer jeito, pois um conjunto de linhas soltas podem confundir mais do que ajudar.


Então o seu desenho precisa ser organizado e seguir um método que vai possibilitar, por mais complicado que ele seja, ser lido e executado com exatidão por qualquer profissional beneficiador de ACM.


O fato dessa desta bandeja possuir 3 níveis diferentes, caso o beneficiador de ACM não tenha em mãos o seu croqui de corte e dobra, ele vai precisar ficar adivinhando como serão as dobras e cortes para que o ACM assuma o formato desejado, podendo assim ocasionar erros na fabricação, que implicará diretamente em perda de tempo, perda de material e falta de acabamento das peças.


A atenção do beneficiador de ACM deve estar totalmente concentrada em seguir cegamente o que foi desenhado no croqui, além de conciliar um perfeito acabamento no menor tempo possível.


Esse croqui pode ser feito na mão se você quiser ou não tiver familiaridade com ferramentas de desenho como o Autocad, por exemplo.


Mas sendo na mão, no Autocad ou até no Corel Draw, não importa. O que é importante mesmo é que você passe a implementar no seu negócio estas etapas simples de planejamento e preparação que certamente vão evitar os improvisos de última hora, podendo ser a diferença entre o crescimento ou a estagnação do seu negócio de comunicação visual.


Se você acha que estas informações são importantes pra que outras pessoas saibam, não deixe de compartilhar este artigo.

Facebook

Google+


Fique por dentro das novidades que vamos trazer semanalmente aqui no blog e no nosso Canal do Youtube. Pra isso, não deixe de se inscrever no botão abaixo!

Quer ser avisado quando um novo conteúdo entrar no ar? Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Blog.

Não se preocupe. Assim como você, também odiamos spam.

CONECTE-SE CONOSCO

Facebook

YouTube

SMARTLED - Todos os Direitos Reservados.