Juntas de Dilatação para Fachadas em ACM: Usar ou não Usar?


Assista agora ou veja abaixo a transcrição deste vídeo:



Uma das perguntas que meus alunos mais me fazem é a respeito da necessidade do uso da junta de dilatação: Usar ou não usar?



O que a grande maioria dos profissionais instaladores relatam é que os clientes preferem suas fachadas externas em ACM sem a junta de dilatação, dizendo que as chapas juntas ficam melhores, ficam mais bonitas, e por isso acabam não usando.



A grande verdade é que você pode até instalar as chapas sem junta de dilatação, mas você e seus clientes vão precisar estar cientes e preparados para todos os efeitos colaterais que poderão ocorrer em sua fachada ao longo do tempo.



O principal detalhe que a gente precisa ter em mente é o seguinte: O ACM, assim como qualquer outro material exposto ao sol e a chuva, ou seja, com uma variação de temperatura, vai também ter variação de comprimento, não tem jeito.



A junta de dilatação é uma maneira de compensar e absorver isso. Se ela vai ser uma junta selada, junta seca ou ventilada, não importa.



Quando você faz uma fachada externa e coloca as chapas encostadas umas nas outras, o que acontece é que a chapa acaba dilatando com o aumento da temperatura e, não tendo pra onde crescer, acaba criando aquelas famosas barrigas e ondulações ao longo do comprimento da fachada.



Um fator agravante nisso é que se as chapas não forem corretamente fixadas, ou forem utilizadas dupla-face insuficientes ou não preparadas para o uso externo, estas fitas não vão acompanhar corretamente a dilatação das chapas podendo ocasionar inclusive o seu desprendimento da estrutura ao longo do tempo.



Uma outra situação muito comum é ao invés dos profissionais instalarem as fachadas usando pequenos trechos de ACM seguindo as recomendações de layout pra distribuição das chapas, eles acabam usando grandes pedaços de ACM, usando até em algumas situações a chapa inteira na fachada do cliente.



Quanto maior o trecho de ACM utilizado, maior vai ser a dilatação daquele pedaço, sendo que apenas meia chapa de ACM já possui uma dilatação bastante considerável.



Mesmo que se coloque várias travessas com dupla face como uma maneira de reforço no meio destas chapas maiores, elas até vão ajudar na sustentação do peso do material e na resistência em relação ao esforços ocasionados pelos ventos, mas não poderão impedir a dilatação das chapas.



O que vai acontecer nestes casos, é que nos pontos onde não houver a colagem por dupla face, também surgirão as barrigas ou ondulações. Alguns projetos mais, outros menos, mas sempre existirão.



É obvio que se você fizer desta maneira e estas pequenas ondulações não forem um problema pra você ou seu cliente, ótimo. Você poderá utilizar desta forma e não vai ter nada de errado com isso.



Vai ser apenas uma instalação que você fez esta opção técnica e que os efeitos colaterais que puderam surgir não interferiram no resultado final que você esperava.



O fato de você optar por uma fachada com 3 pedaços de 1 metro com as juntas de dilatação ao invés de uma com chapa inteira de 3 metros é que na primeira opção boa parte da dilatação do material vai ser absorvido na junta de dilatação, mantendo a chapa com uma aparência mais retilínea.


10 Errros Módulos de LED

10 Errros Módulos de LED



Basicamente é apenas uma questão de escolha e não de certo ou errado.



Portanto, fique de olho. Qualquer escolha técnica que você venha a seguir, o mínimo que você precisa fazer, a sua obrigação, é deixar o cliente ciente dos problemas que poderão vir.



Então profissional, comprometa-se verdadeiramente com a qualidade dos seus trabalhos que você for fazer, combinado?



Então um forte abraço e eu te vejo no próximo artigo!



Se você acha que estas informações são importantes pra que outras pessoas saibam, não deixe de compartilhar este artigo.

Facebook

Google+


Fique por dentro das novidades que vamos trazer semanalmente aqui no blog e no nosso Canal do Youtube. Pra isso, não deixe de se inscrever no botão abaixo!

Quer ser avisado quando um novo conteúdo entrar no ar? Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Blog.

Não se preocupe. Assim como você, também odiamos spam.

CONECTE-SE CONOSCO

Facebook

YouTube

SMARTLED - Todos os Direitos Reservados.