Letreiros Olímpicos: O que Aprender com ELES?

Os Jogos Olímpicos já terminaram, mas muitas coisas ainda podemos aprender com este Evento, ainda mais quando pensamos em quais alternativas de Comunicação Visual as marcas utilizaram para se destacarem em meio à multidão.

Quem visitou o Parque Olímpico da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, pôde experimentar atrações que foram muito além das competições que estavam acontecendo.

Dentre as marcas patrocinadoras do Evento e que tinham estande no local, separei as que mais me chamaram a atenção e vou compartilha-las aqui neste post.

A primeira delas, situada na Loja Oficial do Evento, surpreende pela simplicidade dos materiais que foram utilizados e pelo ótimo resultado visual atingido.



O fato do letreiro ser promocional, ou seja, sua vida útil é limitada aos dias do evento e sua aplicação é de uso interno, possibilitou a sua confecção em MDF. Apesar da simplicidade do material, foi realizado um ótimo trabalho de recorte e pintura, percebido pelo fino acabamento da peça.

A iluminação foi realizada por meio de fita de LED. Na minha opinião, a sua aplicação em letreiros promocionais é o único caso em que seu uso é justificado ao invés do uso de módulos de LED.

A vantagem da utilização da fita neste caso foi a de não existirem os cabos de interligação (existentes nos módulos de LED), o que ajuda bastante no acabamento final deste tipo de letra. Além disso, foi utilizado um modelo de fita com alta densidade de LEDs (pontos de LEDs bem próximos), possibilitando a instalação do letreiro mais junto à parede de fundo sem prejudicar a iluminação.



Um detalhe interessante neste letreiro (muito pelo fato de se ter utilizado MDF na sua confecção) é o fato de ele não possuir “caixa", ou seja, toda a sua profundidade é conseguida apenas pela espessura da chapa (15mm neste caso).

O resultado prático disto é que o efeito que a iluminação proporciona é ligeiramente diferente do conseguido caso fossem utilizados letreiros metálicos convencionais. O fato de não possuir as paredes laterais possibilita que a luz exploda de maneira livre na superfície de fundo, criando uma iluminação mais natural.

Agora, o grande destaque eu reservo para a solução da superfície de fundo. Das inúmeras soluções disponíveis no mercado, a equipe que executou este projeto utilizou a mais simples e prática de todas: Lona com impressão digital.

Isto prova que para se atingir bons resultados visuais, podemos sim utilizar materiais simples e baratos, desde que sejam aliados à criatividade e a qualidade na execução dos projetos.

O mais interessante é que na arte de fundo foi mantido a silhueta do letreiro impresso. Os benefícios desta prática vão além de servir apenas como um gabarito... Quem trabalha com iluminação de letreiros sabe que é sempre um problema executa-la em superfícies escuras.

Como a arte do fundo é um azul marinho, a parte da lona que está imediatamente atrás do letreiro foi mantida branca. Isso ajuda na dissipação da luz e não prejudica em nada o resultado final da arte.

Um estande de grande destaque e que de longe já chamava bastante atenção era o da Skol. Na porta de entrada um letreiro imponente dava as boas vindas.




Todo produzido em madeira, este letreiro é uma verdadeira obra de arte. Eu sou da opinião que as grandes marcas são construídas nos pequenos detalhes. Se tiveram tanto cuidado e capricho para um luminoso promocional e temporário, é certo que também sejam bem zelosos pela qualidade de seus produtos.

Além da imponência, da beleza e do fino acabamento, este luminoso também era resistente. Para conseguir tirar esta foto tive que esperar um tempão as crianças saírem do vão das letras.

A iluminação também ficou por conta de fitas de LED. Na parede lateral das letras, próximo ao tampo de fundo, existia um canal onde a fita foi acomodada, sem que ficasse visível.

Aplicar as fitas na lateral das letras facilita bastante a sua instalação, pois é possível fazer todas as curvas das letras sem a necessidade de segmenta-las. Além disso, direcionar a iluminação dos LEDs para o centro da peça, melhora a eficiência da iluminação.

Agora, este luminoso era apenas a cereja de um bolo bastante recheado.

O espaço tinha uma fachada interativa que se movia junto com a música ambiente.




Foram utilizados 195 círculos que giravam de maneira autônoma e individual, fazendo formas e desenhos na fachada. Estes círculos eram controlados por motores de passo que por meio de um mecanismo simples de engrenagem, correia, sensor de zero e rede dmx, conseguiram produzir um efeito simplesmente espetacular. Confira no video:


No estande da Coca-Cola o que mais chamou a atenção foi a criatividade. No portal de entrada do público, uma garrafa gigante roubava a cena.


Nada de mais se não fosse por um detalhe: Mini garrafas de Coca-Cola foram posicionadas sobre uma tela de LED. Esta tela projetava imagens lúdicas que com o efeito nas garrafinhas de vidro, produziam um impressão de uma garrafa de coca borbulhando por dentro. Veja no video:



Dentro do estande, ideias simples faziam a decoração do ambiente, como garrafas de alumínio presas no teto e um caminhão que utilizaram no revezamento da tocha olímpica.



O estande da Nissan, apesar de imponente, por si só não tinha nada de mais: alguns carros expostos, um "carro conceito" bem bacana, um painel de LED e um letreiro metálico bem executado instalado no jardim.




so que a cada 15 minutos, veja o que acontecia neste video:



Eventos como este são um prato cheio para nós, profissionais de Comunicação Visual, apreciarmos o que pensam e produzem as melhores mentes do mundo neste setor.

Muitos dos conceitos que foram utilizados podem ser utilizados nos nossos projetos. Mais do que soluções tecnológicas e inacessíveis ao grande mercado, a lição que fica nestes exemplos que mostrei é a simplicidade aliada a criatividade resultando em soluções surpreendentes.

Gostou de conhecer estes Letreiros Olímpicos? Então compartilhe este conteúdo e ajude a divulgar esta informação.

Facebook

Google+

Gostou do nosso post? Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Blog.

Não se preocupe. Assim como você, também odiamos spam.

CONECTE-SE CONOSCO

Facebook

SMARTLED - Todos os Direitos Reservados.