O melhor Mercado é o nosso!

Saber o que o cliente precisa e como providenciar isso de uma maneira eficiente e lucrativa é certamente a essência de qualquer negócio, correto?


Agora, a habilidade de se atentar para as novas necessidades, te faz estar um passo à frente da concorrência além de te ajudar a se tornar referência aí na sua região. Às vezes, as oportunidades que estão na nossa frente são realmente difíceis de enxergar.

Confira no video:


Se você costuma ir ao centro de sua cidade ou ao um shopping center com certa frequência, deve ter percebido como a comunicação visual e sinalização das empresas tem evoluído.


Esta evolução se estendeu também à mentalidade de nossos clientes, já que passaram a entender melhor a importância que o investimento (e não gasto) na imagem de sua empresa possui em seus negócios.


Entenderam também que qualquer intervenção nesta área reflete diretamente no posicionamento em seu mercado local, além da impressão que passa para sua clientela.


Eu já tive uma experiência no exterior onde é muito comum a utilização de "luminosos padrões" na sinalização de fachadas. Me pareceu, à primeira vista, que eles não se preocupam tanto com a personalização como os brasileiros.


Para você ter uma ideia, quando a SMARTLED nasceu, nossa ideia era fabricar cruzes de farmácia, como as que existiam na Europa.


Entretanto, percebemos durante a fase inicial do nosso negócio que teríamos mais mercado se oferecêssemos soluções personalizadas.


Naquela época percebemos que o povo brasileiro, ainda não estou certo do exato motivo, parecia ser muito mais preocupado com a personalização e com a fixação da sua marca na cabeça de sua clientela. Isso mesmo para pequenos negócios com atuação apenas nos bairros (barbearias, conveniências, drogarias, etc.)


Obvio que conforme vamos conhecendo o mercado em que estamos inseridos, vamos descobrindo em que situações as soluções padronizadas podem ser bem vindas e, quando acertamos, elas podem ser bem lucrativas.


Isso de certa forma aconteceu com a gente. Com o tempo fomos entendendo melhor o mercado e conseguimos introduzir vários luminosos padronizados na nossa linha.


E ao contrário de outros tempos, agora os clientes chegam até a nossa empresa já sabendo exatamente como querem as coisas. Se não exatamente, mas pelo menos com uma boa noção.


Muitas vezes eles já sabem sobre os materiais, já sabem o que é ACM, acrílico, LED. Isso quando não chegam com uma fotografia de uma fachada dizendo para você a utilize como modelo, porém personalizado com a marca dele.


Estamos correndo um sério risco de chegar um dia e se deparar com um cliente que entende mais do que a gente sobre tal material.


Neste momento que vai entrar o seu preparo… Com que cara você vai ficar em discutir com um cliente que entende mais do que você sobre seu trabalho?


E o mais interessante é que a temida crise, que poderia ser um fator negativo neste processo, tem incentivado os lojistas a buscarem a diferenciação, muitas vezes passando pela repaginação de suas fachadas ou melhoria da sinalização interna.


Agora, como poderíamos ter um melhor cenário do que este?


Bom, a dica de hoje é: agradeça pelo mercado em que você está. Temos clientes abertos às novas idéias e cientes da importância que nós profissionais de comunicação visual temos no sucesso do negócio deles.


A cada esquina temos uma oportunidade de trabalho.


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