Quanto valem as Boas Idéias?

O que diferencia você dos outros profissionais aí da sua cidade? Ou qual é o fator que faz com que seus clientes te escolham ao invés de seus concorrentes?

O preço? humm. Isso é um mal sinal e eu vou te explicar o porquê.

Confira no video:


Quando o melhor preço é a sua única carta na manga, certamente alguma coisa do que seria o Projeto Ideal está sendo sacrificado. Entenda por projeto ideal, aquele que tem a ver com a identidade da sua empresa, aquele que foi executado exatamente do jeito que você acha que tem q ser as coisas.

Várias coisas temos que abrir mão quando apenas o preço importa. Não digo só da qualidade dos materiais que estão sendo utilizados, nem do nível de acabamento que está sendo dado às peças, mas principalmente estaremos deixando de fomentar um dos nossos principais valores e que poderão tornar nossos trabalhos admirareis: Boas Ideias.

É óbvio que existem soluções de faixas de valores diferentes e você as encaixará baseados no orçamento que seu cliente tiver disponível, mas para cada solução disponível em sua empresa você deve sempre saber o mínimo que cada projeto pode atingir e o mais importante de tudo: respeitá-lo.

Somente assim a identidade da sua empresa não vai ser afetada. Isso será responsável pela saúde e pela longevidade do seu negócio.

Eu acredito que é obrigação nossa acostumar o nosso cliente de ao invés de brigar por quem oferece o menor preço por m2 de lona, por exemplo, procurar quem oferece a maior garantia, ou a maior durabilidade, ou as cores mais vivas e fiéis a marca.

O preço, mais do que um critério de desempate, ele vai ser fundamental na análise de custo-benefício.

Agora, uma empresa que trabalha constantemente com sua margem lá em baixo, com a corda no pescoço, quais são as chances dela realizar bons trabalhos?

Lembre-se que bons trabalhos são o mínimo que você vai ter que fornecer ao mercado para que sua empresa cresça, ou minimamente, se mantenha saudável em tempos de recessão.

No jogo onde apenas o menor preço importa todos perdem. De um lado, os clientes, achando que tiveram vantagem por uma economia inicial, em pouco tempo vão sofrer pelas escolhas que fizeram. Por outro, sua empresa, vê sua motivação sugada por cada projeto em que praticamente não sobra nada. Por fim, alimenta-se um mercado pobre de idéias e projetos a se orgulhar.

Pois agora eu te proponho um exercício: Passe a enaltecer em suas propostas comerciais todas as vantagens que as suas soluções possuem. Enumere todas elas para que tenham destaque em suas propostas.

Liste os materiais que você está propondo, os trabalhos que você já realizou e que comprovam todo o conhecimento de sua equipe naquela técnica.

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